Nova onda de calor no Brasil pode superar 40°C
Uma nova onda de calor no Brasil trará temperaturas superiores a 40°C; descubra as regiões afetadas.
Onda de calor intensa atinge várias regiões do Brasil até março
Uma nova onda de calor está prevista para atingir grande parte do Brasil, com temperaturas superiores à média para o período. O fenômeno terá início na Região Sul e deve se estender até a primeira semana de março, afetando também as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
Segundo o portal Meteored, a onda de calor atingirá a Região Sul nesta última semana de fevereiro. Na segunda-feira (24/2), as temperaturas no Rio Grande do Sul podem chegar aos 35°C durante a tarde.
As temperaturas mais elevadas no estado devem ocorrer entre esta segunda-feira (24) e a próxima quarta-feira (26) na maioria das cidades, e também no final de semana, com máximas à tarde em torno de 40ºC ou superiores.
Projeção de temperaturas extremas e clima seco para a primeira semana de março
Na primeira semana de março, a onda de calor seguirá predominando em várias regiões do Brasil, com clima seco e chuvas irregulares. As condições climáticas continuarão instáveis até que as chuvas se intensifiquem na segunda semana do mês.
Entre os dias 1º e 7 de março, as temperaturas máximas podem atingir entre 37°C e 39°C em uma vasta área que inclui a região central do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, oeste e noroeste de São Paulo, Triângulo Mineiro, norte de Minas Gerais, interior do Nordeste e a faixa que vai do nordeste de Mato Grosso do Sul até o sudoeste de Mato Grosso. Essas altas temperaturas devem ser sentidas principalmente à tarde, portanto com sensação térmica ainda mais elevada devido à baixa umidade do ar. Já no leste de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, os termômetros devem marcar em torno de 34°C, 36°C e 33°C, respectivamente, pois também com um calor intenso, mas não tão extremo quanto nas outras regiões citadas.
Mudança gradual nas condições climáticas e a terceira onda de calor em 2025
A mudança nos padrões térmicos deve ocorrer apenas na segunda semana de março, quando a previsão é de que a chegada de chuvas no Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste traga algum alívio ao calor intenso que tem assolado o país. Contudo, essa mudança ainda será gradual, com as chuvas não sendo uniformes e atingindo de forma irregular as diferentes regiões.
Esta será a terceira onda de calor no Brasil desde o início de 2025. A primeira onda de calor ocorreu entre os dias 17 e 23 de janeiro, portanto afetando principalmente o Rio Grande do Sul. A segunda onda aconteceu entre 2 e 12 de fevereiro, também com destaque para o Rio Grande do Sul e outras partes da região Sul. A situação climática tem gerado preocupação em relação ao aumento das temperaturas e à escassez de chuvas, especialmente nas regiões mais afetadas pelo calor intenso e pela seca.
Inmet emite alertas para ondas de calor e tempestades em várias regiões do Brasil
Alertas do Inmet O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para esta segunda-feira (24/2) sobre a nova onda de calor que atinge do Rio Grande do Sul até Santa Catarina, com destaque para as altas temperaturas, que devem trazer risco à saúde da população por causa de setores mais vulneráveis da sociedade.
Além dos alertas para ondas de calor, o Inmet emitiu cinco alertas para tempestades em diversas regiões do país. Entretanto três são de cor laranja, indicando “perigo”, com risco de ventos fortes e chuvas intensas, e dois são de cor amarela, sinalizando “perigo potencial” com chuvas fortes e tempestades. No total, 19 estados do Brasil estão sob risco de chuvas fortes, com possibilidade de alagamentos e danos à infraestrutura.
O cenário é preocupante, pois, além do calor intenso, a irregularidade das chuvas dificulta a recuperação da umidade do solo, especialmente em áreas agrícolas e regiões secas. Mesmo com as mudanças previstas para março, a escassez de chuvas pode continuar afetando estados do Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
Onda de calor intensa atinge várias regiões do Brasil até março
Uma nova onda de calor está prevista para atingir grande parte do Brasil, mas com temperaturas superiores à média para o período. O fenômeno terá início na Região Sul e deve se estender até a primeira semana de março, afetando também as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
Segundo o portal Meteored, a onda de calor atingirá a Região Sul nesta última semana de fevereiro. Na segunda-feira (24/2), as temperaturas no Rio Grande do Sul podem chegar aos 35°C durante a tarde.